Categories: Como Viver Melhor

Como fazer contagem de carboidratos

Share

No controle do Diabetes a contagem de carboidratos é essencial para cuidar do seu tratamento. Mas como fazer a contagem de carboidratos? Para descobrir quanto cada alimento contém de carboidratos, você pode utilizar a informação nutricional dos rótulos ou das tabelas de composição dos alimentos.

E, para calcular, verifique quanto de cada alimento está consumindo em uma refeição e levante, através dessas fontes, quanto de carboidrato cada um deles possui, por exemplo:

Método de Gramas 

No exemplo de café da manhã acima calculamos a quantidade de carboidratos de cada alimento e a quantidade total de carboidratos de cada refeição = 67g.   Método de Substituição

Neste exemplo de almoço, o cálculo é feito pelo número de substituição, neste caso específico, 3 substituições. Cada substituição equivale a aproximadamente 15 g de carboidratos. As trocas de alimentos devem ser feitas dentro do mesmo grupo de alimentos.

Os legumes e verduras possuem pequena quantidade de carboidratos, em média 5 g por porção. Por isso, não os incluímos na contagem da refeição. Porém, se a porção consumida numa mesma refeição for maior que três, contamos 15g ou uma substituição.

Principais perguntas sobre Diabetes  

Qual a quantidade de carboidrato eu devo consumir por refeição?

Essa quantidade é individual e deverá ser adequada à sua necessidade calórica e ao seu controle glicêmico.

Qual a quantidade de insulina devo tomar quando estou em terapia de contagem de carboidratos?

Related Post

Existem algumas maneiras e as mais utilizadas são:

Regra Geral: Nesta regra, partimos do princípio que 1 unidade de insulina rápida ou ultra-rápida cobre 15 g de carboidratos.

De acordo com o peso: De acordo com a tabela abaixo definimos um ponto de partida levando em consideração o peso inicial do paciente.

Crianças  

Regra Geral: Nesta regra, partimos do principio que 1 unidade de insulina rápida ou ultra-rápida cobre 20 – 30 gramas de carboidratos.

Regra 500: Nesta regra, divide-se 500 pela dose / total de insulina administrada nas 24 h.

Só quem toma insulina pode fazer contagem de carboidratos?

Claro que não. Para fazer a contagem de carboidratos, basta ter diabetes. Você estipula quantidades fixas de carboidratos nas refeições, de acordo com as suas atividades e necessidades diárias, variando apenas os alimentos.

E para descobrir se está dando certo?

Para isso, é necessário um monitoramento mais frequente, principalmente no início do tratamento, para que possa ajustar a quantidade de carboidratos e a dose de insulina. O ideal é fazer uma glicemia antes e outra duas horas após cada refeição.

 

Até mais!

View Comments

Posts Recentes

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

É Possível Medir a Glicose Sem Furar o Dedo?

A importância do controle glicêmico para pessoas com diabetes tipo 2 reside na capacidade de prevenir complicações de saúde graves.… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais