fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Vitamina D: Níveis baixos estão relacionados com a Diabetes Mellitus Tipo 1

 

08_05_nutricionista


Estudo científico diz que a absorção adequada deste nutriente diminui em 50% o risco de desenvolver a doença.

 

Nos Estados Unidos, pesquisadores da Harvard School of Public Health, descobriram que pessoas com níveis adequados de vitamina D podem ter o risco reduzido de desenvolver, na fase adulta, a diabetes tipo 1. Financiado pelo Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame dos Estados Unidos, o seguinte estudo foi publicado na data de 1° de Março, no American Journal of Epidemiology.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 6% da população sofre com a diabetes. Embora, muitas vezes o diagnóstico da diabetes tipo 1 seja realizado na infância, a verdade é que, aproximadamente, 60% dos casos ocorre realmente após os 20 anos, afirma o órgão público.

O estudo foi realizado pelos pesquisadores, usando amostras sanguíneas de 310 pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 1 e compararam com amostras de outras 613 pessoas de um grupo controle. Os dados coletados eram de militares e foram retirados do Repositório de Sangue do Departamento de Defesa do exército norte-americano.

Os resultados encontrados mostraram que homens saudáveis com níveis mais elevados da Vitamina D no sangue tinham cerca de metade do risco de desenvolver Diabetes Mellitus do tipo 1 do que aqueles com os níveis mais baixos da mesma.

Segundos os pesquisadores, o estudo sugere que a população poderia se beneficiar do aumento da ingestão de Vitamina D por meio de suplementação, principalmente pessoas em grupo de alto risco para Diabetes Mellitus tipo 1, como um histórico familiar rico para doença.

No entanto, mais pesquisas precisam ser realizadas para definir a necessidade ou não de suplementação da Vitamina D.

Fornecida pelo U.S. Reference Intake (DRI) – A Recomendação de Ingestão Diária  de Vitamina D varia de acordo com a idade e o sexo:

  • Homens de 13 a 50 anos: 5 a 10 mcg/dia
  • Homens de 51 aos 70: 15 mcg/dia
  • Mulheres de 13 a 50 anos: 5 mcg/dia
  • Mulheres de 51 a 70 anos: 10 mcg/dia.

 

DICA:

Aprimore seu aporte vitamina D com um banho de Sol: A principal fonte dessa vitamina é a luz solar, que estimula a produção da mesma por nossa pele. De 10 a 15 minutos de contato com a luz do sol, de duas a três vezes por semana, evitando a exposição solar entre o período de 10h e 16h, já são suficientes.

 A obtenção pela luz do sol é preferível porque os alimentos que contêm quantidades consideráveis de vitamina D também são ricos em gorduras e, por isso, deve-se tomar cuidado com o consumo. 

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"