fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024
O QUE O OVOV TEM A VER COM A INSULINA

Diabetes: o que o ovo tem a ver com a insulina?

O que o ovo tem a ver com a insulina?

Mais do que vocês imaginam, porque, assim como o ovo, a insulina é uma proteína que se comporta de maneiras diferentes nas diversidades das condições ambientais a que ela é submetida.
O que acontece com o ovo se batemos a sua clara ou o colocamos sob uma fonte intensa de calor? Ele passa por transformações que alteram sua forma original. O mesmo acontece com a insulina. Por isso devemos tomar alguns cuidados, evitando:
  • Agitação extrema;
  • Alterações de temperatura (frio abaixo de 2 graus ou calor acima de 30graus);
  • Exposição excessiva ao ar (frascos em utilização por mais de 28 dias);

As transformações estruturais sofridas pela insulina, nessas situações descritas acima, não são perceptíveis visualmente, como no ovo, mas podem levar ao comprometimento do efeito desejado por ela. Ou seja, ela pode perder a sua função.
Por isso devemos ter um cuidado especial ao armazenar e/ou manipular a insulina.

Cuidados que devemos ter com a insulina

  • Não guardá-la na porta da geladeira, pois com o abre e fecha da porta, as variações de temperaturas são muito grandes.
  • Não armazená-la próximo ao congelador da geladeira, evitando assim que ela se congele. Guarde sua insulina nas prateleiras próximas a gaveta de frutas e verduras.
  • A Insulina que se encontra em uso, pode ser mantida fora da geladeira, desde que a temperatura ambiente não ultrapasse os 30 graus, devendo ser usada em até 28 dias.
  • Ao transportar o frasco de insulina em caixa de isopor, devemos evitar que ele fique rolado de um lado para o outro.
  • Quem usa insulina em caneta, deve retirar a agulha a cada uso, evitando assim a entrada de ar, que pode modificar a eficácia da insulina.

Assista ao vídeo abaixo e aprenda mais sobre como você deve conservar sua insulina

Gostou deste vídeo? Clique no botão abaixo e se inscreva em nosso canal do YouTube:

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR MAIS VÍDEOS

Dica Extra

Para ampliar o seu conhecimento, eu escrevi o livro digital “Como o Diabetes Afeta a Vida Sexual de Homens e mulheres”.

O descontrole dos níveis de glicose no sangue podem provocar falta de libido nos homens e mulheres,, disfunção erétil, dificuldade para concepção tanto para homens como mulheres, dor no pênis ou na vagina durante a relação e muito mais coisas.

O importante é que na maioria das vezes, descobrindo a causa, muitos destes problemas tem solução.

Clique no botão abaixo para conhecer melhor o livro digital “Como o Diabetes Afeta a Vida Sexual de Homens e mulheres”.  A atividade sexual, pode fornecer importantes benefícios psicológicos e emocionais. Assim como os exercícios, o sexo pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade e aumentar a felicidade.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA AGORA MESMO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

162 Comentários

  1. Muito bom o conteúdo do blog. Estão de parabéns!! Eu tenho uma dúvida… Tem algum tipo de insulina que gestante não pode tomar? Ou não tem restrições?

  2. Boa tarde Mônica , estou muito feliz com seus esclarecimentos. Meu pai tem 74 anos é diabético tipo 2 a mais de 15 anos , porém nunca fez o tratamento correto. Agora ele está fazendo o tratamento correto, porém já está com um quadro estável, de insuficiência renal . Há 2 meses começou a usar insulina Nph (20 unidades cedo) e 4 a noite e tbm começou a usar a regular há 2 semanas, porém não se sentiu bem . Ele tbm está usando o forxiga e estava usando o trayenta( parou de usar pq ficou com sérios problemas de constipação intestinal) Ele continua usando a regular sempre q o dextro da acima de 150. Tudo é muito novo para nossa família. Gostaria de participar de um grupo de diabéticos ,no WhatsApp. Se alguém souber de um, favor me adicionar .

  3. Parabéns amei o texto, muito rico em ensinsmento. Aprendi muito.

  4. Bom dia. iniciei insulino terepia com lantus 10U , isto por 30 dia, como a diabetes t2 continuou acima de 300, a endócrina iniciou a 3 dias 20U, queria saber quanto tempo vai demorar p baixar, pois ainda está acima de 300.

  5. Olá,
    Sou DM1 há 21 anos e atualmente meu tratamento está sendo feito com a Tresiba.
    Estou utilizando esta insulina (na mesma dosagem que utilizava de NPH) há 20 dias e não percebi seus efeitos benéficos em meu organismo, pelo contrário. Anteriormente à Tresiba, apesar de ter Hipoglicemias devido aos picos de ação da NPH a glicemia ao longo do dia era bem mais baixa, entre 130 a 160, após o uso de Tresiba pensei que este patamar de glicemia seria mantido mas sem ter picos de hiper ou de hipo. Isso não ocorreu, minha glicemia continua tendo picos e agora está muito mais alta, entre 190 a 330 todos os dias, as dosagens de Humalog para correção também não são tão eficazes como antes. Gostaria de compartilhar, pois nem sempre a mudança de insulina traz benefícios, eu ainda não encontrei a melhor para o meu organismo, mas acredito que para diabéticos a adaptação é uma palavra-chave. Os comentários de quem utiliza a Tresiba me ajudam a entender se esse “efeito” é comum, pois não se têm muita informação sobre o uso dessa insulina.

  6. Sim, faz. Toma 3 a 8 unidades de Apidra, conforme dextro. Agora já esta em 48 unidades de Tresiba e a glicemia continua alta. Há possibilidade de resistência?

  7. Monica, estou preocupada. Gostaria de buscar grupos dde apoio para saberse iisso acontece com outras mães, qual a melhor insulina, se devo controlar a comida. ..

  8. Sim, faz. E a dose está aalta . Chega a tomar 6 unidades de apidra antes das refeições. Vc conhece crianças que usam Tresiba? Será seguro? Como disse ela estátomando 40 uunidades de ttresiba associados a Apidra.

    • Não tenho esta informação para te dar.

    • Andreia, sou diabética tipo 1, tomei a TRESIBA há uns meses atrás, por sugestão da endócrino, mas não me adaptei; a glicemia ficava altíssima, acima de 300. Mesmo com exercícios físicos e dieta os valores glicêmicos não diminuíam. Voltei a tomar a LANTHUS, que já uso há mais de 10 anos, e mantenho a glicemia controlada.
      Minha endócrino sugeriu experimentar a TOUJEO, que é semelhante à Lanthus, mas como estou bem e em time que ganha, não se mexe, prefiro continuar com a Lanthus mesmo.
      Caso alguém tenha tido experiência com a TOUJEO e quiser nos contar, agradeço.
      Att,
      Marise

    • Ah, mais um comentário. Sou profissional da área da Saúde também e diabética há 38 anos – fiquei com 8 anos de idade. Pelo que li, algumas insulinas mais novas, sem muitos estudos científicos comprovando sua ação e seus efeitos, não devem ainda ser administradas para crianças. Não sei se seria o caso da Tresiba. Sou da opinião de que só se deve mudar uma medicação quando ela não faz o efeito desejado. Eu experimentei a Tresiba sem precisar, na minha opinião; até conversei com a endócrino sobre isso. Mas não me dei bem com ela. Outros pacientes se dão bem. Como Medicina não é Matemática, cada organismo reage de um jeito. Sou um pouco avessa a novidades… prefiro usar o que está dando certo do que mudar, de repente, para produtos novos. Não que seja contra eles, mas é preciso tempo e relatos clínicos para se chegar a um consenso.

  9. Olá, minha filha está tomando Tresiba. Ela tem 10 anos e está já com 40 unidades de dose. Mas o controle glicemia o esta difícil. Tem ficado na faixa de 200 a 300. O que eu faço. Sera que a Tresiba é segura?

  10. Márcia Regina Nogueira

    Importante informações, nenhuma bula adverte. Obrigada

  11. Eu tomo insulina duas vezes ao dia e me sinto bem mais cada dia aprendo coisas que não sabia e isso é muito útil

  12. Não sabia da entrada de ar na insulina, pois reutiliso a agulha da caneta várias vezes, no mínimo 4 ou 5 vezes, pois uso insulina 2 x ao dia.

  13. Oii boa tarde ,meu nome é Silmara faço uso de insulina NPH humana e uso caneta gostaria de saber se ela tbm precisa ficar na geladeira pq eu deixo desde já agradeço !

  14. Muito boa sua explicação. Fico maravilhada com seu trabalho.

  15. Se a insulina congelar só um pouco mesmo assim deverá ser feito o descarte dela ou pode ser usada ainda

  16. karinahortencio@hotmail

    Bom dia ,dra
    Meu filho e diabético tipo 1 ,usa Lantus e humalog para correção ,mas sempre após as 18 hs tem tido hiperglicemias e parace q a humalog não faz efeito ,fica alta até ele dormir ,vc acha essa tresiba,seria uma solução ?
    A dra dele indicou ela.. gostaria de sua opinião..
    Desde de já agradeço!!!

    • Karina,
      Você deve observar o que pode esta sendo feito de forma incorreta, como: Local da aplicação, armazenamento da insulina, tamanho da agulha. Tem vários fatores que podem estar influenciando esta hiperglicemia, até mesmo se ele faz atividade física na parte da tarde.

  17. Meu Deus tava fazendo tudo errado meu muito obrigada continue nos informando

  18. Oi sou diabético tipo 1 há 4 anos …falaram que lantus ganha massa muscular? E verdade ou mito ?

    Obrigado.

  19. Quem usa a insulina Lanthus acha que ela engorda? Pergunto isso porque uso há anos, mas de uns meses para cá, devido ao aumento na dose da mesma em virtude de mudanças hormonais do climatério, engordei 2 kilos mesmo fazendo exercícios físicos diariamente e mantendo minha dieta equilibrada. Não mudei em nada minha rotina;apenas tive que aumentar a dose da Lanthus orientada pela minha endócrino; só que engordei e não consigo voltar ao meu peso anterior…

  20. Olá bom dia sou Aline usava a NPH o meu endocrinologista mudou p a tresiba pois estou gestante e a NPH tinha variação uma hora estava 18:30 estava a 264 e durante a manhã 75 e faz uma semana que mudei estou bem melhor e agradeço a Deus pois ele tem cuidado de td…

  21. Meu deus dessa nao sabia deixo minha insulina rodando no isopor quando vou carregala agora tomarei mais cuidado pra que isso nao ocorra , muito obrigado

  22. Uso a Lanthus há mais de 10 anos e a Humalog rápida e estou muito bem, salvo algumas crises de hipoglicemia, mas nada grave. Meu endócrino anda ‘brigando’ comigo porque ainda não quero mudar para a TRESIBA visto que ela ainda é uma insulina nova no mercado e, segundo a FDA, não foram comprovados os efeitos cardiovasculares da mesma. Fico com receio de mudar e ter problemas visto que já me conheço e sei identificar quando não estou passando bem.
    Qual a sua opinião ? Ela é tão melhor assim que a Lanthus? Ela influi tanto assim na labilidade glicêmica?

    • Marise,

      A tresiba tem um tempo de ação bem maior que a Lantus, desta maneira ea vai te dar mais liberdade no horário de aplicação, visto que a Lantus deve ser aplicada todos os dias no mesmo horário, sábados domingos e feriados.

      As crises de hipoglicemia também diminuíram muito em relação ao uso da Lantus.

      • Mônica, obrigada pela resposta. Gostaria de te pedir uma opinião: pode haver um descontrole glicêmico quando uma mulher diabética tipo 1 entra na menopausa mais precocemente? Pelo que li e entendi, no início da menopausa há um desequilíbrio hormonal normal e isso pode alterar os índices glicêmicos, tendo que se fazer ajustes na insulina. Estou passando por isso e, mesmo com exercícios físicos diários, dieta controlada e aumento das doses de insulina, ainda não consegui chegar na estabilidade que quero, que tinha antes dessa nova fase.

  23. To perdendo muita agua durante o dia….mesmo fazendo dieta e tomando medicação correta….como minimizar isso???

  24. Boa. Gostei do ensinamento embora não use insulina. As dicas são boas quanto valiosas. Tenho amigos que a usam e vou já passar está informação para eles.

  25. Boa noite,as insulinas lacradas,eu guardo na porta da geladeira. Isso pode causar algum problema qnd eu utilizar a insulina? As que estão em uso,eu armazeno próx á gaveta de frutas(na parte inferior da geladeira). Obrigada pelos esclarecimentos prestados…

    • Ghy,

      As insulinas lacradas devem ser armazenadas na prateleira acima da gaveta de frutas e verduras. As insulinas que estão em uso podem ficar fora da geladeira, desde que a temperatura do ambiente esteja entre 2 e 30 graus Celsius.

      • Hanani Ferreira da Silva

        A informação sobre o lugar melhor na geladeira para guardar a
        insulina lacrada e a insulina em uso fora da geladeira em temperatura entre 2 e 30 graus me foram muito úteis, fico agradecido. Hanani Ferreira.

      • Hanani Ferreira da Silva

        Muito oportuna a orientação para não chacoalhar a insulina leitosa. Grato.

  26. Eu deixo na porta da geladeira as insulinas que estão em uso tem algum problema, as que não estão em uso deixo em uma gaveta da geladeira que fica na segunda prateleira.

  27. E quando a glucemia glicada está bem acima. Não sabia que a cada uso da caneta tira-se a agulha

  28. Bom dia, possuo a mesma duvida que o Henrique Gil, pois moro no sul do pais e aqui a temperatura varia muito durante o ano, uso a insulina fixa e basal aplicável por caneta, gostaria de saber se devo armazenar a insulina em uso a temperatura ambiente ou devo manter em geladeira quando acima de 30°c? E quando transporto ela no carro, posso acondicionar ela num isopor com gelo ou devo levar ela comigo?

    Agradeço desde já!

    • Marcos,

      A insulina nunca deve ser deixada dentro do carro, mesmo em dias nublados, pois o carro aquece mais que o ambiente externo. Armazene sua insulina no loal mais frescos de sua casa, ao abrigo da luz. Evite locais que aquecem muito como cozinha e banheiro.

  29. eu uso uma BOA bolsinha térmica… antigamente eu usava isopor e achava as bolsinhas caras, mas percebi que foi o melhor dinheiro investido até o momento

  30. como armazenar a insulina aqui na região de Ribeirão Preto-SP, se a temperatura média é 30ºC, passando com frequência dos 40ºC???
    eu armazeno na geladeira mesmo… qual a alternativa?

  31. Monica minha filha tem diabete millitius a 2 anos, toma 28UI pela manha e 4UI a noite, quando não faz atividade a tarde ela fica na faixa e 158 a 170, a endocrinologista disse que não é bom, ela toma nph que pego no PSF. Ela queria mudar para Lantus, só que é cara estou tentando desconto é aconselhavel? tem diferença?

    • Isabel,

      A diferença entre a NPH e a lantus é o tempo de ação que na lantus é maior, proporcionando menos aplicações diárias (normalmente 1 aplicação) e a lantus não apresenta pico de ação, minimizando os episódios de hipoglicemia. Para fazer esta mudança, é necessário a avaliação do médico, para que o mesmo determine a dose ideal a ser aplicada.
      O laboratório Sanofi tem um programa de desconto para Lantus chamado STARBEM. Converse com seu médico.

  32. ah que alivio, pensei que não poderia mais comer ovo porque atrapalha a ação da insulina, ah bom, kkk

  33. Roberto Alves Póvoas

    Mônica, boa tarde! gostei das dicas para conservação da insulina, já procedia da maneira que você relatou, pois, tanto meu médico e as enfermeirasah do posto de saúde onde visito uma vez ao mês, me orientaram. Ah! Uso a regular(2 un) e a NPH (8 un) em aplicações matinais e a noite regular (2 un) e 6 un da NPH. Agora posso afirmar que a diferença verificada na aferição depende muito da quantidade de carboidrato ingerida (sempre mais alta) e quando ingerido alimento mais proteico o nível fica mais baixo.
    Uma coisa importante tem haver com a aplicação é o tamanho da agulha, por mais cuidado que tenha, Agulha grande 0,45mm- sempre sobra uma mancha roxa na barriga (linha um pouco acima de unde fica o cinturão). è mais difícil acontecer com a agulha de 6mm e difícil de comprar pois fica oneroso seu uso. Aagulha de 45mm o posto médico fornece gratuitamente. Assim, para utilizar a agulha 45mm,corto o protetor da agulha e fica exposta apenas a ponta +/- com 6 mm, têm dado certo, as manchas deixaram de aparecer.
    Grato pela atenção.

  34. Obrigada por valorizar os diabéticos

  35. Meu filho q toma insulina, eu não troco as agulhas todos os dia, e não sabia q tinha q trocar quanto as demais informações eu procuro tomar muito cuidado então só estou errando na agulha porque ele toma de caneta..

  36. João da Cruz Santos

    Eu tomo a insulina NPH E R, quero mudar para a LANTUS, como saber a dose?

  37. Silvia Regina Figueiredo

    Silvia Regina Figuiredo muito bom gosto de tudo novo estou fazendo experiência com a iNsulina tresiba esta sendo otimo.faz dois meses

  38. Ótimas suas informações! Mas, gostaria que vc colocasse um vídeo sobre a importancia do ovo como alimento

  39. Maria das Graças Almeida

    Boa noite Dra. Monica: Nao uso insulina, mas gostei de seus esclarecimentos . Obrigada

  40. Obrigada pelos esclarecimentos. Ótima comparação.Pretendo fazer viagem longa (Europa), como condicionar e transportar a insulina. Uso a de caneta.

    • Ligia,

      Leve o dobro da quantidade de insumos necessários para o período que vei ficar fora. Leve tudo em sua bagagem de mão. Procure a Cia. Aérea para verificar como é o procedimento deles, para levar na bagagem de mão suas seringas e agulhas. Com relação a temperatura, a insulina pode ficar fora da geladeira pro até 30 dias com a temperatura até 30 graus. Dentro do avião a temperatura é abaixo disso.

  41. Felicito-a pela dedicação no atendimento aos portadores de diabetes.Excelente este espaço para esclarecimento de dúvidas; peço que me ajude p/ favor: ao acordar de manhã, caminhando para uma hipoglicemia, podemos tomar a insulina e logo fazer o desjejum ou é
    melhor tomar o alimento e aguardar N minutos para aplicar a insulina?
    Fico-lhe muito grato pela ajuda. HANANI FERREIRA (Sr.)

  42. Olá! Uso a bomba de insulina. Estou em Brasília e a temperatura aqui esta muito alta, mais de 35 graus. Muito abafado. Gostaria de saber como manusear pois a insulina fica dentro do reservatório da bomba e logo… em contato com calor. Se eu cobri-la, vai esquentar mais ainda. O q fazer? Obrigada!

  43. Ah, viajei… achei que ovo fizesse o efeito da insulina….

  44. Heloisa Helena Silva

    Boa noite Dra Mônica. Eu guardo a insulina na gaveta da geladeira. Está correto?
    Aguardo sua resposta. Gratidão!!

  45. jose ricardo fonseca

    Monica sou diabético tipo 2 faço uso da insulina 16mm a noite ao me deitar foi o que me aconselhou minha médica para não ter que aumentar a dosagem de metformina 850 e o glifágio 30 além desses medicamentos também uso medicamentos para pressão e coração pois fiz 2 safenas e uma mamária mas acompanho sempre sua mensagens e tenho tirado muitos ensinamentos sobre o DIABETES obrigado por nos orientar

  46. graças a Deus,não sou usuária de insulina. Tenho 75 anos e diabetes há 15 anos,mas controlável através de medicamentos e educação alimentar e caminhadas.

  47. Meu Diabete pe do tipo 2 e tomo Insulina. Ultimamente a taxa da glicose está alterada. A minha insulina fica na canetinha em temperatura ambiente, que atualmente anda muito elevada, acima dos 30 graus. Será possível que a Insulina não está fazendo efeito?
    Grata,

    • Irany,

      Além da temperatura, outras variáveis podem alterar seu controle glicêmico: tamanho da agulha, falta de rodízio do local de aplicação de insulina, falta a de homogenização da insulina, no caso da NPH…..e assim vai…você tem que descobrir o que esta sendo feito de maneira incorreta…

  48. Eloah Grana de Menezes

    Suas informações são muito válidas, embora, eu não seja dependente de insulina, tenho varios familiares que posso ajudá-los.

    .

  49. Gostaria de saber a respeito do processo da hipoglicemia nos diabéticos. Quando ingiro carboidratos no café da manhã, tenho a tendência a ter hipoglicemia após umas 4-5 horas . É uma sensação horrível, a gente meio que perde a noção das coisas, as pernas pesam, ficam bambas, só se pensa em comer alguma coisa. Após comer, passa. Monica, voce acha que eu deveria deixar de tomar a Glimepirida após o café da manhã para evitar essa queda do açúcar?

  50. Gostei da matéria, mais como alguns dos comentários, também pensei que o ovo ajudaria a controlar os níveis de glicemia, fiquei em parte decepcionado, pois não li o que eu espoerava, uma vez que esses conselhos são bons e eu já os pratico há algum tempo. de qualquer maneira valeu pela intenção.

  51. Obrigada Mônica essas dicas são muito importantes para o diabético.

  52. Luiz Carlos, sim cometia quase todos os erros citados aqui ficarei atento para ter cuidado e obrigado pelo alerta…

  53. Eu não uso insulina, tomo Metformina 500, 3 comprimidos por dia. Através da medição, contrariei o médico que mandou tomar tudo de uma vez, os 3 comprimidos. Agora tomo um de cada vez, manhã, tarde e noite, e as medições são mais regulares, sem nenhum pico.

  54. ELIZABETH DE LIMA ZEBROWSKI

    Esclarecer sobre os cuidados com a conservação e manipulação da insulina são sempre bem vindos. Obrigada.

  55. Maria Stella Viviani

    Gosto muito de manter atualizados os meus conhecimentos a respeito da diabete. Aprendi muito em palestras que aconteciam na UBS da água Funda , em São Paulo. Parabéns pela iniciativa

  56. Teresa de Fátima Grassano Borges Câmara

    Desde o comeco tive uma boa orientação para manusear e armazenar a insulina.

  57. Legal, so que achei que a matéria seria que o ovo é bom para quem tem diabete.

  58. Eu sempre tive muito cuidado ao manusear a insulina, na verdade eu não uso insulina, mas, minha falecida esposa usou durante muito tempo e eu sempre fui o responsável para aplicação.
    Na verdade não tinha conhecimento sobre as característica parecidas com o ovo, mas, sempre procurei manter o cuidado no manuseio das ampolas de insulina que aplicava.
    Aproveito esta oportunidade para agradecer os cuidados que a Sra. tem com nós portadores de diabetes e aproveito a oportunidade para perguntar-lhe qual o maior valor de glicemia que devemos apresentar quando medimos pela manhã? eu sei que o valor é 70 a 100 quando há normalidade.

  59. Monica as pessoas que tem diabetes podem comer ovos cozidos.Qtos?
    Obrigada…Bjus…

  60. Não sou usuário de insulina mas gostei muito do esclarecimento agradeço as dicas que tem enviados.

  61. Muito obrigado!!! Me ajudou bastante, algumas coisas eu já tinha lido. Lo

  62. Excelente a matéria.Quero saber se você tem apostila(s) para vender.Obrigada.

  63. Matéria muito boa, esclarecedora!!!

  64. obrigada! Muito esclarecedor.

  65. diabetica tipo 2. vou mudar porque guardava a reserva da insulina na porta da geladeira.

  66. Maria Auxiliadora de Vilhena Fernandes

    Eu troco a minha agulha umas duas vezes apenas a que eu uso é a Lantus de 3 ml refil a agulha é aquele de 4mm de bebê é mto cara para ficar trocando todo dia a minha dosagem é de 20nn a noite e dura 15 dias!!!Correto?

  67. Olá minha linda…Grata pelas suas orientações…Faço uso da methiformina e doanil…Meu diabetis é controlado….procuro andar na linha rsrrsrsr .. Conto com voce. Beijo no seu coração..Parabens pelo seu trabalho….

  68. Olá minha linda!!!! Suas orientações são muito bem vindas…Sou diabética há 10 anos…faço uso de remedios methiformina e daonil….Minha diabetis é controlada…Procuro andar na linha…rsrsrsr grande abraço….Conto com voce….

  69. Luis Eduardo Bouyrié

    Monica Obrigado por todas as matérias que tu publicas podes ter certeza que isto ajuda a muitíssimas pessoas a conviver melhor com a diabetes, inclusive eu, mais uma vez Obrigado.

  70. Olá. OTINA DICA EU REALMENTE NÃO SABIA DESSES DETALHES, AGORA VOU FAZER IGUAL AO INFORMADO., MAS UMA VEz MUITO GRATO PELAS DICAS.
    .

    Jandilson

  71. Monica, bom-dia pra vc. Embora não tendo diabetes graças a Deus,achri interessantíssima a sua orientação. Como moro no sítio tenho ovo orgânico. Devo comê-lo ou não e como. Não uso fritura , cozinho na água ou como omelete , sem óleo ou azeite e sempre sobre a tapioca. Estou certa? Os ovos os deixo na geladeira, Estou certa.? Muito obrigada e vou mostrar para amigos que tem diabetes , como utilizar a insulina. MUITO grata por tamanha orirntação.

  72. É verdade que o ovo excelente para quem tem diabetes? Quantos ovos devo comer por dia?

  73. Manoel Carlos Valente da Silva

    Oi Mônica bom dia. Obrigado por suas observações esclarecedoras como sempre. Um abraço Manoel Valente.

  74. maria auxiliadora cavaleiro de macedo lima d'albuquerque

    OBRIGADA PELAS ORIENTAÇÕES, MINHA DIABETES É TIPO 2 NÃO FAÇO USO DE INSULINA ,TOMO GLIFAGE VIA ORAL XR DE 500 MILIGRAMAS ,E FAÇO DIETA ,GOSTARIA QUE VC ORIENTASSE QUANTO A MINHA ALIMENTAÇÃO ,NÃO TOMO REFRIGERANTES,NÃO TOMO SUCOS DE CAIXA OU GARRAFAS SÓ NATURAL ,MAÇÃ .COMO ARROZ PÃO TUDO INTEGRAL ,COMO FRANGO SEM GORDURAS SEM PELE ,CARNE MOÍDA,MINGAU DE LEITE DESNATADO COM ADOÇANTE COM AVEIA, gostaria que vc me desse uma resposta e o que devo comer além disso.Grata .

  75. Oi Mônica,
    obrigado mais uma vez pelos seus esclarecimentos. Talvez eles sejam até mais importantes que os medicamentos, o controle e os alimentos, porque sem eles não sabemos muito bem como lidar com uns e com outros.
    Fiquei muito curioso em saber se o ovo tem efeitos terapêuticos contra o diabetes. Se possível, me responda.
    Um forte abraço,
    Jorge Nóvoa

  76. MUITO INSTRUTIVO E LOGICO SUAS INSTRUÇOES QUERIDA MONICA MAS GOSTARIA DE DE SER INFORMADO SOBRE:
    NO APLICADOR QUAL O TAMANHO IDEALA A AGULHA POIS QUE DEIXEI DE USA-LO COM 5MM PORQUE NOTEI QUE A INSULINA VOLTAVA Á SUPERFICIE DA PELE FICANDO PORTANTO MAL DOSASADA A APLICAÇÃO.GRATO PELO RE
    ELISEU

  77. Maria Auxiliadora Morais

    Monica, aprecio muitíssimo o seu conteúdo. Muito obrigada. Tenho aproveitado bastante!!!

  78. Excelente esclarecimento sobre a comparação entre o ovo x insulina. Felizmente não faço uso da aplicação da insulina, porém, deveremos seguir religiosamente as recomendações do médico e das suas orientações. Grato .

  79. Eu não uso insulina mas te acompanho nos ensinamentos, minha diabete e 2 uso dimetiglioxima, metaformina 850mg,
    Te assisti na tv. Você tem sido maravilhosa, Deus te abençoe,você me ensinou muito, obrigado.

  80. Roberto Francisco do nascimento

    Obrigado pela orientação, pois guardava as minhas na porta da geladeira perto do congelador, imaginando que estava correto.
    Eu uso as insulinas novomix e novorapid flexpen, você conhece essas insulinas e poderia me dar mais informações sobre elas? pois, apesar de ter orientações médicas, acredito que já deve ter coisas melhores no mercado, pois uso elas a quase 16 anos.
    Grato.

  81. E quem usa bomba de insulina ?? como fazer para não receber luz do sol , altas temperaturas , movimentação etc ???

  82. uso insulina duas vezes ao dia e a mantenho em uma caixinha de exopor onde so tiro na hora das aplicaçoes

  83. Adorei esta matéria já havia perguntado ai meu medico se a insulina que ficava muito tempo aberta não perdia suas propriedades ,agora vocês me esclareceram. Muitas dúvidas resolvidas,obrigada

  84. Jackeline Cerqueira Rolim

    olá, boa tarde adorei o tema inclusive sou diabética há oito anos tipo I mellitus insulina dependente quero mais novidades.Obrigada.Me ajudou bastante

  85. muito importante essas informações, pois através delas eu retirei minha insulina da porta da geladeira, e coloquei no local indicado,mas tenho uma duvida, sobre a insulina de uso que pode está fora da geladeira se a mesma que estava guardada na geladeira pode passar a está fora da geladeira se isso não vai alterar a qualidade dessa insulina principalmente quando viajamos, se nesse caso também pode permanecer em temperatura ambiente? desde já agradeço pela a informação e muito obrigado pelo os esclarecimentos.

  86. E hj com temperaturas acima dos 30. Pode-se ainda considerar os 28 dias?

    • André,

      O Brasil é um país continental e tropical. No verão, se sua região apresenta temperatura mais elevadas, conserve sua insulina na geladeira, retire cerca de 15 minutos antes da aplicação, para evitar desconforto. Leia a bula de sua insulina!

  87. Obrigada por reforçar alguns conhecimentos e me dar outros

  88. Obrigada Mônica!! Entre outros erros que cometo está a insulina na porta da geladeira.

  89. Soli Angela Missura de Oliveira

    minha diabete esta sempre dentro do limite mas a um ano atra me deu retinopatia diabética e ate agora não vejo melhora estou fazendo sessão de lazer mas não esta adiantando a minha visão vai voltar ao normal ou vai continuar ofuscada e depois de tudo voltei a fazer insulina….

  90. Oi Monica! O que acontece apos 28 dias com a insulina na caneta? Caso eu utilize apos esse periodo, quais os efeitos? O que aconteceria se usasse uma insulina que está, por exemplo, a 40 dias na caneta? Algum risco de efeito colateral? Obrigado!

  91. Eu transporto as insulinas novas com bolsa ttérmicae gelo de gel e em casa coloco na geladeira dentro de um frasco e ppróximo a gavetadas vverduras. A insulina aberta deixo na porta da ggeladeira mas poderia até ficar fora. Qdo usava agulha sempre troquei as agulhas a cada aplicação.

  92. Thank you for all the informations in your site. I cook special diets, and it’s great to have access to a specialized page like yours.

  93. Maria Helena Barboza

    Excelente orientação! É assim mesmo que costumo guardar as minhas insulinas.

  94. Marco Hilario da Silva Tavares

    Gostei muito do tema “O que o ôvo tem a ver com a insulina”. Mesmo não fazendo uso de insulina, é um novo conhecimento muito util e não se sabe o dia de amanhã…

  95. Meu endocrinologista me disse: que só preciso descartar a agulha da caneta, qd trocar o refil.

  96. em caso de viagem pra regiões quentes como o norte ou nordeste, quando vou ficar fora de casa o dia todo na praia como devo levar, armazenar a insulina devido a altas temperaturas e no avião como devo transportar a insulina ela pode sofrer alterações, devo levar ela lacrada sem uso e abrir só lá e onde devo deixa-la dentro da casa.

  97. Realmente todos estes cuidados garantem a eficácia da insulina. Eu tomo a Lantus e Humalog.

  98. Jaqueline Rodrigued da costa

    Tenho uma dúvida.
    Devo “chaqualar” a insulina antes da aplicação?

    • Jaqueline,

      Evite “CHACOALHAR” sua insulina. Ela deve ser agitada com delicadeza, vou preparar um vídeo mostrando como fazer, ok? Este procedimento só é necessário para as insulinas que tem aspecto leitoso, esbranquiçado, como a NPH. As insulinas transparentes, não tem necessidade de agitação.

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"