fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Benefícios do Picolinato de Cromo no tratamento da Diabetes

 

08_07_nutricionista

 

O Picolinato de Cromo

O nome já sugere, picolinato é um composto químico que contém cromo associado, o cromo é um mineral essencial e picolinato, um derivado de aminoácido. Hoje, o Picolinato de Cromo é dos suplementos nutricionais mais populares no mercado.

Ele promove a perda de peso, diminuição do apetite por doces e ajuda a se livrar da acne. O uso de picolinato de cromo para a diabetes ou depressão ou qualquer outra condição é considerada tão segura por não apresentar efeitos colaterais quase nulos, quando tomado em doses corretas prescritas por profissionais de saúde, como médicos ou nutricionistas.

 

Benefícios Picolinato de Cromo

A baixa ingestão do mineral cromo na nossa dieta diária pode resultar numa lenta taxa de crescimento em crianças, em infertilidade, neuropatias periféricas, depressão, fadiga ou cansaço, obesidade, compulsão por doces, dentre outros sintomas.

Com relação à Diabetes, tem sido observado que a deficiência de cromo leva a hipoglicemia (baixos níveis de açúcar no sangue) ou ao início dos sintomas da doença, os sintomas de hiperglicemia (sede constante, poliúria, rápida perda de peso.

O suplemento nutricional picolinato de cromo ajuda a controlar a diabetes, por exemplo: o cromo mineral ajuda a melhorar as funções de insulina, ou seja, a insulina funciona com mais eficiência quando o corpo recebe uma quantidade suficiente de cromo. Já o picolinato, permite que o corpo use o cromo de maneira mais eficiente, ou seja, potencializa seu efeito. Na ausência de cromo, moléculas de insulina não podem transportar a glicose para as células onde é realmente necessário para serem metabolizadas. Se a glicose não é transportada para as células, fica acumulada na corrente sanguínea levando a uma série de sintomas que indicam um estado de pré-diabetes ou mesmo pré-diagnóstico.

Quando o mineral cromo é consumido através da alimentação, ele é metabolizado na forma de um “íon”, ou seja, em uma partícula transportadora de carga elétrica. Neste caso, torna-se difícil para o cromo entrar nas células do corpo, pois as células irão repelir a acusação. Na presença do picolinato, o mesmo se liga-se com este íon prontamente e neutraliza sua carga assim, a combinação de cromo e picolinato desempenham um papel importante na absorção da glicose  nas células do corpo humano.

Como sabemos, existem vários tipos de diabetes, como a Diabetes tipo 1, a tipo 2  e a diabetes gestacional, que as mulheres desenvolvem durante a gestação. A diabetes do tipo 1 se desenvolve como um resultado da escassez de insulina no corpo, pela não produção do pâncreas e pode ser tratada com picolinato de cromo. Diabetes tipo 2 é vivida como um resultado de resistência à insulina, devido fatores como excesso de gordura corporal.

Estudos têm mostrado resultados positivos em relação aos níveis de açúcar, insulina e lipídios (colesterol e triglicérides) no sangue, quando houve a utilização de picolinato de cromo no tratamento da Diabetes.

Conhecidos como pré-diabéticos, aqueles indivíduos que estão propensos a desenvolver diabetes e já apresentam sintomas da doença como, por exemplo, fome ou sede excessiva, fadiga, aumento de infecções, micção frequente, problemas de visão e cicatrização lenta de feridas o picolinato de cromo vem funcionando muito bem.

O Suplemento de Picolinato de Cromo ajuda a reduzir resistência à insulina significativamente. Este suplemento não só pode ajudar a prevenir a diabetes tipo 2, mas também ajudar a revertê-la. Já aqueles indivíduos que têm diabetes tipo 1, também apresentam  melhora significativa na sua condição depois de suplementar o cromo. Após a utilização deste suplemento, os pacientes diabéticos poderiam reduzir, consideravelmente,  o consumo de insulina ou outras drogas que ajudam a reduzir os efeitos colaterais.

O suplemento também ajuda a controlar os níveis de lipídios, colesterol e triglicérides, no sangue e, portanto, ajuda a prevenir doenças como a obesidade e cardiovasculares. Assim, o picolinato de cromo é também usado no processo de perda de peso, pois o cromo ajuda a reduzir as tentações por doces, reduzindo assim o consumo calórico diário.

Embora, o uso de picolinato de cromo para a diabetes tem mostrado resultados positivos, você deve consultar o seu médico se você quiser optar pelo suplemento. Dose errada deste suplemento pode revelar-se fatal. Cromo dosagem picolinato para a diabetes pode variar de pessoa para pessoa, dependendo da ingestão de cromo através gravidade dieta, dos sintomas, idade, saúde geral, 50-200mcg de picolinato por dia é considerado como seguro, dependendo da situação.

 

Efeitos colaterais do Picolinato de Cromo

É necessário seguir as instruções do seu médico ou nutricionista sobre a dosagem de picolinato de cromo, se você quiser evitar os efeitos secundários do suplemento. O consumo excessivo de picolinato de cromo podem levar à disfunção renal, dor de cabeça, erupções cutâneas, dano ao fígado, perda de apetite, insônia, dificuldade de concentração…

O picolinato de cromo ajuda a reduzir os sintomas de depressão atípica. Sintomas como a compulsão por carboidratos, fadiga e alterações de humor podem ser reduzidos com a ajuda de suplementos de cromo picolinato.O suplemento ajuda a controlar o peso também.

Se você quiser usar o picolinato de cromo para a diabetes ou para a depressão, você precisa seguir as instruções relativas à dosagem estritamente. Se você seguir as instruções religiosamente, cromo picolinato suplemento pode revelar-se benéfica para você.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

14 Comentários

  1. Boa tarde tenho 51 anos e dois fui diagnosticada com diabetes mellitus insulino dependente, tenho esclerodermia ou esclerose sistêmica que é aulto imune , por causa da doença desenvolvi hepatite aulto imune, prescreveram 40 mg de corticoide ,para tratar a hepatite é de imediato desenvolvi diabetes mellitus insulino dependente, tomo glifage XR 500mg aou dia e insulina regular duas vezes sou dia mais a insulina NPH duas vezes sou dia ,mesmo assim não consigo controlar minha glicemia que vai de 130 a 570, totalmente instável, gostaria muitíssimo de encontrar um tratamento alternativo para a diabetes , o picolinato de cromo pode me ajudar a mudar essa glicemia oscilante.

  2. Quem faz uso de Glifage XR 500, pode fazer uso deste composto? São compatíveis? Obrigada!

  3. sou paciente da clinica da família onde me trato da diabete tipo 2 faço uso de metformina 500g duas vezes ao dia apos o almoço e apos o jantar.Tenho compulsão por doce e sofro de uma insonia cronica,e tenho depressão leve e o que mais me incomoda e a gordura localizada abdominal já desisti de tudo que ja conheci ate tomar a agua de cumbuca de macaco(sapucainha) tomei emagreci demais mas a gordura abdominal nao saiu. posso solicitar a minha medica o PICOLINATO DE CROMO? terei resultados positivos em relação a uma barriga sarada/

  4. Gostaria de adquirir o medicamento como faço?

  5. Oi quem tem hipoglicemia pode timar o picolinato de cromo.

  6. Bom dia
    Faz uma semana estou usando depois do café da manhã um comprimido de picolinato de cromo.
    É recomendável?
    Sou diabética tipo I, faço uso de Toujeo e Novo Rapid.
    Tenho muitas alterações de glicemia, por causa de muito estresses e trabalho.
    Professora de uma grande Universidade Pública.
    Faço caminhada todos os dias na esteira, corro duas vezes por semana e alterno com atividade de fortalecimento muscular.
    Sou magra e não como carne (nunca comi), mas como arroz integral, grãos variados (feijão, lentilha, grão de bico, etc.), muita verdura, legumes e algumas vezes peixe, como frutas, menos laranja.
    Tenho Unimed.

    Att.

  7. GOSTARIA DE SABER GANTO GUSTA O PICOLINATO DE CROMO EU PRECISO PARA COLESTEROL ALTO E QUERO PERDER PESO COMO USAR

  8. Camila, boa tarde.
    Meu pai é diabetico tipo 2, toma insulina 2 vezes ao dia. Observei que você ´´e de BH. Gostaria de saber se você atende pela UNIMED. Qual o tel de contato.

    Abs,

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"