fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

7 possibilidades de ser melhor

Nossos hábitos são escolhas que fazemos consciente e inconscientemente. Eles influenciam e definem muito o resultado dos nossos dias. Hábitos produtivos, ou positivos, nos dão a possibilidade de alcançar melhores resultados, diferente dos hábitos mais negativos. Eu diria que os hábitos (ou atitudes) mais poderosos são aqueles que nós  compreendemos e conseguimos controlar. Mesmo que a gente não fique discutindo nossos hábitos num diálogo comum, a toda hora, eles têm influência na nossa vida e na nossa transformação pessoal. Rapidamente consegui listar 7 pequenas mudanças que nos proporcionam muitos ganhos no dia-a-dia. Cada uma delas pode ser adaptada, conforme a realidade de cada um, e todas são de fácil aplicação.

A primeira da lista: ser mais consciente. A base sólida de mudança, crescimento e evolução começa com o compromisso de estar mais atento. Uma vez que você se torna mais consciente, você está permitindo se conhecer. Prestar atenção em como todos os seus pensamentos refletem em ações e reações da sua rotina é muito positivo. Você pode efetivamente avaliar quais comportamentos estão servindo bem, e quais são prejudiciais e que te impedem de alcançar os resultados que realmente deseja. Tente ficar mais  consciente de cada palavra que você escolhe, e no que isso resultou. Seja atencioso com quem você convive, pense sobre como eles afetam o seu dia e a sua personalidade. Fique em sintonia com a maneira como os alimentos e as bebidas que você consome afetam seu corpo, clareza mental e humor. Evite as pessoas e as influências exteriores que te deixam exausto, sem vitalidade. E conviva mais com as pessoas e coisas que aumentam a sua energia e te fazem bem. A psicoterapia tem um peso muito grande nesse primeiro passo. Ao se escutar e se conhecer, as pessoas se  tornam mais conscientes do que querem para si, e ao se tornarem mais conscientes, terão maior controle sobre as suas vidas.

Depois, perdoar mais. Aos outros e a si próprio. Perdão é igual a liberdade. Enquanto você segurar a raiva e o ressentimento, a única pessoa que você estará fazendo sofrer é você mesmo. O perdão nos permite crescer, expandir e evoluir. Uma vez que se consegue perdoar, é possível ter o controle da situação. A parte mais ridícula de se agarrar a raiva é que, geralmente, as pessoas que estão com raiva desperdiçam energia em coisas infrutíferas. Toda essa energia, que desgasta e esgota, poderia ser usada de forma mais positiva e eficaz em outro lugar.

Outro ponto: proponha-se o “Dia sem Queixas”. Fácil? Nem sempre, mas comece tentando. Às vezes nos pegamos distribuindo queixas aos quatro ventos, aonde vamos e não importando com quem estivérmos. Mas, queixar-se não irá solucionar o problema, a menos que a pessoa que te escuta possa fazer algo a respeito do assunto. Claro que, reclamar alivia, nos faz rever atitudes e escolhas, nossas e dos outros. Só que também podemos ficar acomodados nesse comportamento e tornar a queixa um ponto central em nossa vida, ou seja, sem a queixa ou insatisfação não me reconheço. Algo como um ganho secundário: se me queixo, logo alguém me consolorá, e assim não ficarei sozinho, tendo sempre atenção.

Também procure exercer a gratidão. Ela é um dos sentimentos profundos, que proporciona paz e bem-estar, em todas as situações. Aprenda a ser grato por tudo o que aconteceu em sua vida, de bom ou ruim, porque todas estas circunstâncias te levaram para onde você está hoje (ou planeja chegar algum dia). Certo, quando nos encontramos em dificuldade, é difícil ser grato. Mas tenha certeza, quando conseguimos superar nossos próprios obstáculos o sentimento de gratidão vem como consequencia. Ele é a pedra fundamental da aceitação. Sem gratidão, vivemos em negação permanete (seja lá o que estivérmos negando). Quem é grato sabe que se modificou, que cresceu como pessoa.

Inspirar e capacitar as pessoas, também faz bem para nós mesmos. Isso acontece quando a gente decide não mais viver pelas construções e determinações dos outros e, em vez disso, nos dedicamos em descobrir o que queremos e quais nossos pontos fortes, com coragem e paciência (mudar leva tempo). A partir disso, inspirar e encorajar os outros acontece naturalmente. Sem perceber nem planejar, nossas dificuldades e capacidades servem de exemplo.

A compaixão, o ato de viver o sofrimento do outro, de ter mais humanidade, sempre nos desafia, a sermos melhores e menores ao mesmo tempo. Quem é compassivo reconhece sua pequenez diante das adversidades. Entretanto consegue ter força suficiente para superar desafios, apoiar o próximo, e mostrar-se sempre uma pessoa acolhedora.

E por último, sorrir mais. Pode parecer fácil, mas para muitas pessoas isso é bem difícil. Sorrir é um gesto simples, e ao mesmo tempo profundo, quando sincero. Ele cria uma conexão entre as pessoas. Nos dá a possibilidade de melhorar nossso humor, nos tornando mais acessíveis e disponíveis ao próximo. E, pode parecer mágico, mas ele faz isso instantaneamente. Um sorriso tem um impacto positivo na vida de todas as pessoas, basta querer.

Portanto, não esqueça, tal como acontece com o desenvolvimento de qualquer novo hábito, tempo e paciência são fundamentais. Sabemos que deve ser um passo de cada vez.

 

 

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

O que é Diarreia Diabética

Será que o diabetes pode causar diarreia? A diarreia é um sinal comum para várias …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"