Categories: Como Viver Melhor

Almoçar ao meio dia ajuda emagrecer?

Share

Um estudo realizado na Espanha, mostrou que a hora do dia, principalmente nas grandes refeições, é suficiente para “prever” quantos quilos você pode emagrecer.

Em uma publicação do Jornal Internacional de Obesidade, fizeram um monitoramento de 420 voluntários com excesso de peso. Assim, os incluíram em um programa de perda de peso de 20 semanas. Dividiram estes voluntários em dois grupos: os que ingeriam o almoço cedo (antes das três horas da tarde) e os que ingeriam tarde (após as três horas da tarde). 40% das calorias diárias estão presentes nesta refeição principal.

Os resultados foram significativos, mostrando que os participantes que comiam mais tarde tinham mais dificuldade de perder peso do que os que comiam mais cedo. Mas, por qual motivo isto acontece? O fato é simples. As pessoas que almoçam mais tarde são mais propensas a comer mais e ingerir alimentos mais calóricos; diferente dos que comem mais cedo, que tem mais facilidade em fracionar porções, conseguindo ingerir um pequeno almoço, com menos calorias.

Os pontos e fatores abordados no estudo foram: ingestão calórica toral, consumo de energia, mensuração dos hormônios do apetite (leptina e grelina) e qualidade de sono. Todos estes pontos eram semelhantes e proporcionais em ambos grupos.

Os autores ainda alertaram:

Related Post

“o momento da principal refeição do dia, por si só, parece ser o fator mais determinante na eficácia de perda de peso e, portanto, comer na hora certa, pode ser um fator relevante a ser considerado em tratamentos para emagrecimento.”

O grande problema é que a questão dos horários pode não ser ajustada para todos. Tem pessoas que revezam horários de almoço no seu trabalho, por exemplo, e não conseguem adequar a famosa 12:00 de almoço. Para isto, você deve adaptar, principalmente as grandes refeições, de acordo com sua rotina e não deixar que passem despercebidas. Além do mais, é super importante não exceder as calorias quando passou do horário do almoço. O que sempre lembro é que o cérebro demora até 20 minutos para notar a saciedade. Se está com muita fome, coloque no prato metade do que esta pensando em comer. A partir daí, coma e aguarde este 20 minutos. Pode ter certeza que pensará duas vezes antes de repetir ou “beliscar” outros alimentos.

Não se deixe cair no “pecado” de comer nos picos de fome e saiba que, comer muito tarde ou logo que antes de dormir, pode aumentar a temperatura do corpo, consequentemente, aumentando os níveis de glicose e insulina, que atrapalha, e muito, na queima de calorias durante o sono.

Hora de comer é hora de comer! Eduque seu organismo e seja muito rigoroso com ele. Você conseguirá manter uma alimentação saudável.

Até mais!

View Comments

  • Oi menina, adorei o seu blog. Cheio de dicas boas! Eu sempre como mais tarde ou quando estou com fome, vou tentar agora só almoçar no horário certo. Quem sabe eu paro de comer de noite tanto kkkkkkkkk beijoss

Posts Recentes

Diabetes e Saúde Mental: Caminhos para Equilíbrio e Qualidade de Vida

Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais