Quem tem diabetes deve cortar alimentos como refrigerantes e balas e investir nas fontes de fibras solúveis.
Uma alimentação saudável é extremamente importante na vida de quem tem diabetes. A dieta para as pessoas que possuem a doença não precisa ser sem sabor nem sem tempero, mas ela deve ter alguns cuidados especiais.
Quem tem diabetes deve cortar de sua dieta alguns alimentos, como o açúcar, mel, caldo de cana, melado, rapadura; carboidratos de alto índice glicêmico e pobres em fibras, como refrigerantes, balas, biscoitos doces, farinha branca, bebidas alcoólicas, café, fumo; deve ainda evitar o consumo excessivo de sal.
É importante que o paciente que tem diabetes pratique atividades físicas de forma regular e orientada, pois isso melhora a ação da insulina, contribuindo para o controle da glicose. As refeições devem ser realizadas com intervalos máximos de três a quatro horas, totalizando de cinco a seis porções ao dia, evitando permanecer em jejum prolongado. É importante ainda realizar uma refeição leve antes de dormir e tomar café da manhã assim que acordar, explica Bruna.
Em contato com o líquido no interior do estômago, os alimentos formam uma espécie de gel que retarda o esvaziamento gástrico, dificultando o acesso das enzimas digestivas aos alimentos e retardando o aumento da glicemia.
Veja alguns exemplos de alimentos que são fontes de fibras solúveis.
Farinha ou biomassa de banana verde: fonte de amido resistente, um tipo de fibra solúvel.
Aveia: fonte de betaglucana.
Semente de linhaça: fonte de fibras solúveis e insolúveis, que retardam a absorção da glicose, além de ser rica em ômega 3, de ação anti-inflamatória, que tem relação com o tratamento do diabetes.
Canela: a inclusão de canela na dieta de quem tem diabetes melhora o controle da glicose. Isso porque a canela aumenta a sensibilidade do organismo à ação da insulina.
Aloe Vera: é fonte da fibra solúvel glucomannam, responsável pela ação da aloe vera na redução do nível de glicose.
Vegetais folhosos verde escuros, oleaginosas, cereais integrais e sementes: além de serem fontes de fibras, são ricos em magnésio (mineral que melhora a ação da insulina), facilitando o transporte de glicose para dentro das células.
Levedo de cerveja, cereais integrais, cogumelos, oleaginosas, gérmen de trigo e brócolis: são fontes de cromo, mineral que potencializa a ação da insulina.
Cereais integrais, oleaginosas, carnes e ostras: são fontes de zinco. A deficiência dele está relacionada à diminuição da secreção da insulina, levando ao aumento dos níveis de glicose.
Flavonóides encontrados nas frutas, chá verde e suco de uva integral: úteis no tratamento do diabetes e na prevenção e controle das complicações crônicas.
Uma alimentação balanceada durante todo ano garante equilíbrio e saúde. A falta de informação sobre a alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas, especialmente quem tem diabetes. Uma das principais perguntas é “O que devo comer para não elevar meus níveis de glicose?”.
Por este motivo, eu escrevi o Livro Digital Alimentação Sem Restrição, que vai te mostrar como você pode comer o que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados. E claro, aliar uma boa alimentação à prática de exercícios.
Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital Alimentação sem Restrição, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.
Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More
Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More
A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More
Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More
Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More
Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More
Este site usa cookies.
Leia mais
View Comments
Gente mas que matéria confusa, café? Alto índice glicêmico?!? Que nutrição é essa que devemos cortar algo? Comida tbm é prazer e não só nutrir! Acho que só estigmatiza mais a condição do que esclarece!
Boa tarde!
Gostaria de saber se tem algum livro de receita sobre alimentação salgada para diabéticos. Adquiri o livro Diabetes e Você mas gostaria de um específico sobre receitas. Grata
Clique aqui para conhecer o livro 400 Receitas para Diabéticos
Boa tarde!
Gostaria de saber se tem algum livro de receita sobre alimentação salgada para diabéticos. Adquire o livro Diabetes e Você mas gostaria de um específico sobre receitas. Grata
Clique Aqui e conheça o e-Book com 400 Receitas para Diabéticos
Meu filho tem DM1. Tomava suco de uva integral e foi desaconselhado. É seguro bebê- lo?
Use diluído com água.
Gostei da reportagem
Gostaria de saber se farinha de arroz e inhame o diabetico pode comer sem culpa?
Silvia,
Comer sem culpa quer dizer comer quando e na quantidade que desejar? Os excessos não são aconselháveis para ninguém, mesmo para quem não tem diabetes. Farinha de arroz e inhame são ricos em carboidratos, que quando ingeridos se transformam em glicose, desta maneira, sua glicemia pode se elevar.