Acredite se quiser, mas há coisas boas em se ter diabetes

Share

Pode ser difícil de acreditar que há coisas boas sobre ter diabetes, seja você o diabético ou esteja vivendo com alguém que tenha.  No entanto, há algo a ser dito sobre a exibição de um copo meio cheio em vez de meio vazio, e sobre a procura de algumas das coisas positivas a dizer sobre ter diabetes, o que pode ajudá-lo a lidar melhor com e controle da doença.

O que é bom sobre ter diabetes?
Um estudo recente relatou sobre como o treinamento de motivação ajudou pacientes com diabetes a desenvolver uma atitude positiva e, finalmente, melhorar o controle metabólico. O estudo envolveu 61 adultos que participaram de um programa motivacional projetado para mudar a atitude mental e crenças, e não ensinar aos pacientes sobre diabetes.

Depois de três meses, os participantes viram melhorias no seu peso, índice de massa corporal, pressão arterial, os níveis de triglicérides e percentagens hemoglobina A1c. Os autores do estudo observaram que “como essas melhorias foram mantidas a longo prazo, isso aponta para mudança de vida sustentável”.

Então, aqui estão algumas coisas boas sobre ter diabetes. (Por favor, note que há uma diferença entre dizer ter diabetes é uma coisa boa, e que não podem ser coisas boas sobre ter diabetes.)

Você está mais em contato com seu corpo . Ter diabetes não significa apenas saber quais são os seus níveis de açúcar no sangue todos os dias, mas  sim “ler”  o seu corpo e reconhecer quando seus níveis de açúcar pode estar muito baixo prestando atenção às mudanças na sua visão, sentindo-se em seus dedos das mãos e pés, nível de energia, peso do corpo, e mais. Ser mais consciente de seu corpo e suas mudanças permite reconhecer quando algo pode estar errado e tomar medidas antes que a situação progrida, tais como complicações associadas à diabetes.
Você é encorajado a experimentar novos alimentos . Provavelmente, você foi aconselhado a fazer algumas mudanças significativas na dieta quando foi diagnosticado com diabetes. Ao invés de ver o diagnóstico como o tempo para eliminar seus pratos favoritos de seu menu, considere como adotar alguns novos alimentos para tomar seu lugar. Não se trata de nunca comer sorvete de novo, é sobre a tentativa de tomar sorvete dietético e seguir descobrindo novas sobremesas. Faça uma lista de novos alimentos que são bons para diabetes e tente um novo prato a cada semana.
Você pode fazer novos amigos . Milhões de pessoas têm diabetes, e há grupos de apoio real e virtual (online), onde você pode compartilhar seus medos, preocupações, idéias, receitas e outros tópicos sobre diabetes. Apesar de ter diabetes não ser uma festa, você pode ainda comemorar e fazer novos amigos com outros que compartilham sua situação global.

Você é encorajado a se exercitar mais . Vamos enfrentá-lo: pode ser difícil motivar-se para o exercício, e ter diabetes é uma razão importante para se levantar e se mover. Você não tem de exercer sozinho: traga um amigo para andar, participe de uma aula de aeróbica durante o almoço, encontre um grupo de apoio onde os membros diabéticos se juntem para exercitarem-se.

Related Post

Você pode aprender novas habilidades culinárias . Não há falta de livros ou sites sobre receitas fáceis para diabetes. Você pode aprender novas maneiras de preparar antigos pratos favoritos, bem como numa nova forma de incorporar alimentos com baixo índice glicêmico em seu menu diário.
Você pode educadamente evitar alimentos . Um conhecido me disse este aspecto positivo do diabetes. Sempre que ele quer evitar comer algo que alguém fez (o seu exemplo foi um tio que é um padeiro terrível que costuma fazer todos os tipos de produtos de panificação), ele pode dizer: “Eu não posso comer isso por causa da minha diabetes.”

Você pode ficar mais saudável . Se você seguir uma dieta, perder peso, fazer exercícios e seguir os conselhos para uma gestão do stress para pessoas com diabetes, você pode melhorar não só a gestão da sua diabetes, mas a sua saúde no geral também.

Você pode se tornar mais disciplinado . Se você quer viver uma vida plena e saudável com diabetes, então você precisa seguir o conselho dos profissionais da área de saúde. Isso exige disciplina, e isso é uma habilidade que vem a calhar em quase todos os aspectos de sua vida: em casa ou no trabalho, aprender novas habilidades, tornando-se um exemplo para os seus filhos.

Sua família pode ficar saudável . Se você precisa seguir uma dieta mais saudável e estilo de vida, por que não torná-lo um assunto de família? Dessa forma, todos podem se beneficiar de uma dieta mais equilibrada e nutritiva, exercício físico regular e controle de peso. Todo mundo ganha.

Você pode ser um modelo positivo . Na sequência de um programa de alimentação saudável, fazer exercícios regularmente, manter um peso saudável, e prestar atenção à sua saúde geral em uma base diária são excelentes lições para mostrar a uma criança. Mesmo se você não tiver filhos, sua família, amigos, colegas de trabalho e vizinhos podem se beneficiar de ver suas formas positivas de lidar com a gestão da diabetes. Você poderia ser uma inspiração para os outros e ajudá-los a lidar com a diabetes.

FONTE:
Kempf K et al. O Da Vinci programa de motivação Médico-mental para apoiar mudanças de estilo de vida em pacientes com diabetes tipo 2. Dtsch Med Wochenschr 2012 fevereiro; 137 (8): 362-67

Posts Recentes

Diabetes e Saúde Mental: Caminhos para Equilíbrio e Qualidade de Vida

Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais