7 benefícios da corrida para sua saúde

Share

Manter atividade física regularmente ajuda no controle do Diabetes. Além disso, ela proporciona vários benefícios à saúde.

Confira 7 benefícios que a corrida proporciona e os principais cuidados para você tirar o melhor proveito nessa atividade física:

Manter atividade física regularmente ajuda no controle do Diabetes. Além disso, ela proporciona vários benefícios à saúde. Confira 7 benefícios que a corrida proporciona e os principais cuidados para você tirar o melhor proveito nessa atividade física:

1. Correr melhora o sono! Estudos ligam o relaxamento muscular e o bem estar induzidos pela endorfina ao sono dos justos. Estudos da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, recrutou sedentários que sofriam de insônia para começar a trotar de 20 a 30 minutos por dia. Em pouco tempo, os participantes adormeciam mais rápido e ganhavam até uma hora de sono por noite. O exercício ajuda o ronco e os períodos de apneia, paradas respiratórias, favorecendo o descanso.

2. Distenda os pulmões. A corrida estimula certas áreas dos pulmões que não estão acostumadas a trabalhar pesado, caso você seja sedentário. Além de botar para fora o ar residual, que fica preso nos pulmões, a respiração turbinada melhora a oxigenação de todos os tecidos do corpo e fortalece a musculatura da caixa torácica (ampliando a capacidade) e o diafragma (que é um músculo).

Related Post

3. Queime as gorduras. Correr emagrece, isso você já sabe, não é?! Mas, além de queimar calorias, estimula a captação de glicose pelos músculos, que aproveitam mais o carboidrato como fonte de energia. Quando não é gasta, a glicose vira gordura, que o corpo estoca prevendo possíveis necessidades futuras. Sabe onde fica esse estoque? Na sua cintura.

4. Cuide de sua pele. Quem corre ao ar livre sem passar protetor, sente na pele os danos causados pelo sol, como manchas e rugas. É preciso usar FPS 30, pelo menos, e reaplicar a cada duas horas. Mais: o vento resseca a pele e o impacto das passadas provoca a perda de sustentação da pele do rosto, que fica flácida. À noite, vale aplicar hidratante com efeito tensor, que estimula a produção do colágeno e firma a pele.

5. Acelere o coração. A corrida moderada previne doenças cardíacas e ajuda a desacelerar a evolução de possíveis enfermidades preexistentes. A atividade aeróbica ativa a circulação – e, graças à maior oxigenação, deixa o sangue mais fluído – aumenta o nível do colesterol bom (HDL), diminui o ruim (LDL) e reduz a taxa de triglicerídeos no sangue. Isso atua em duas frentes: diminui a chance de aterosclerose (estreitamento de vasos por placas de gordura) e trombose (entupimento por coágulo), que causam derrame e infarto. O melhor fluxo sanguíneo também combate a hipertensão. Quer saber mais? O melhor aproveitamento de insulina contribui para a prevenção de diabetes. Mas todos esses efeitos saudáveis são decorrência da prática regular, em volume e intensidade moderados.

6. Corrida define os seus músculos. Você não vai ficar com o porte do Anderson Silva, é óbvio. Mas define o corpo, tanto pela perda de gordura quanto pelo ganho de força e resistência muscular. Não só as pernas ficam mais fortes. Peitoral, ombros e braços também se desenvolvem com o estímulo contínuo. Tendões e ligamentos também se fortalecem, mas há riscos de lesões quando o corredor se exercita além do limite. Um erro grave dos entusiasmados por corrida, e vilão das lesões, é buscar melhorar os tempos e o condicionamento e esquecer o fortalecimento muscular, por meio de exercícios com pesos. Lesões são causadas às vezes por desequilíbrio muscular; um músculo mais forte ou encurtado pelo esforço repetido pode gerar em seu antagonista o efeito inverso – enfraquecimento e estiramento.

7. Evite varizes. Pois é, homens também são vitimas dessa dilatação das veias, que causa inchaço, dor e sensação de peso nas pernas. À diferença é que elas ficam mais profundas e, portanto, menos visíveis do que na mulher. A corrida estimula válvulas que bombeiam o sangue, localizadas nas plantas dos pés e nas panturrilhas, ativando a circulação e melhorando o retorno sanguíneo.

Alerta saúde: é muito importante que, antes de realizar qualquer atividade física, seja feita uma avaliação com o seu médico para saber suas reais condições na prática regular de exercícios, como por exemplo a corrida, e procurar um profissional de educação física para orientação do seu treino.

Até mais!

Posts Recentes

Diabetes e Saúde Mental: Caminhos para Equilíbrio e Qualidade de Vida

Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais